quinta-feira, 8 de novembro de 2012

CONVIDADO - Luar do Conselheiro (Aidner Mendez Neves)

[Cordelista, Poeta, Autor, Escritor, Compositor, Biógrafo, Romancista, Roteirista, e Cantador]







Título de Griô, Mestre de Cultura Popular
 (concedido pelo Ministério da Cultura)

Título de Conselheiro das Águas,
(Pelo então SRH, hoje INGÀ, Instituto de Gestão das Águas).



Biografia

Luar do Conselheiro (Aidner Mendez Neves) nasceu em 1983, no Rio de Janeiro. Desde a infância reside em Salvador, Bahia. Luar é Poeta, Escritor, Compositor, Autor, Cantador, Romancista, Cordelista, Roteirista, Biógrafo e está ligado a diversas áreas de arte, cultura e educação. Um amante da Etnobotânica, um filho da Enteogenía e acima de tudo um aluno da História.

Atuou como ambientalista, na condição de delegado de Conferências de Meio Ambiente, defendendo os ecossistemas de Caatinga, Restinga, Manguezal e Mata Atlântica da Bahia. Também participou de diversas mobilizações de caráter ecológico no Estado, tendo conquistado o título de Conselheiro das Águas, pelo então SRH, hoje INGÁ (Instituto de Gestão das Águas).

No sertão baiano, participou de Rodas de São Gonçalo (tradição popular), Reisados, Alvoradas, Missas de Vaqueiros, Desafio de violeiro, de Repentista e de Aboiador; tendo ganhado o título de Griô, Mestre de Cultura Popular pelo Ministério da Cultura.

Como poeta popular, ajudou a organizar a “Roda de Poesia de Valente”, no município de Valente, região sisaleira da Bahia. Com o apoio de poetas locais o movimento ganhou amplitude regional.


Trajetória

Desde os dois anos de idade na Bahia, cresceu dentro do cotidiano e cenário da Praia dos Artistas, na Boca do Rio, bem como na colônia de Pescadores da comunidade.

No início da adolescência teve acesso à literatura de cordel e influências de Cantadores e Violeiros, como Ivaníldo Vilanova, Zé de Laurentino, Xangai, Elomar, Fernando Guimarães, Vital Farias, Wilson Aragão, entre muitos outros nomes conhecidos da Bahia.

A experiência acumulada com as idas e vindas pelo árido sertão nordestino consolidou a identidade de poeta popular, em trajetória que incluiu passagem por localidades como: Canudos, Uauá, Monte Santo, Região Sisaleira da Bahia, e também Alto Sertão Moxotó, em Pernambuco, entre tantas outras, que definem perfil e trabalho regional.

Nordestino por convicção, retrata as lutas do povo sertanejo em versos e canções, é autor dos cordéis “ABC da Boca do Rio”, “O Sebastianismo no Brasil”, “João Requizado, o Cangaceiro Solitário”, “A saga da Pedra do Bendegó”, “A peleja do Boi Valente Com o Menino Aboiador”, “Montalvânia, Uma Cidade Diferente”; entre muitos outros.

Livros

Autor de “Luar do Conselheiro, Poemas, Cordéis e Canções” e “Gildo, a Voz da Libertação”, já publicados, e de mais quatro livros aguardando publicação. Também possui poemas publicados em coletâneas e revistas, no Brasil e em Portugal, além de escrever roteiros e peças.

Eventos

Participou de apresentações musicais no Espaço Ricarti, na Boca do Rio, na Praia dos Artistas. No Centro Histórico de Salvador, ao lado de Mestre Zé Gaguinho, do tradicional terno de reis “Grupo Semente da Roça”, fez parte de apresentações musicais no centro histórico de Salvador; participou do aniversário de Lirinha (Cordel do Fogo Encantado), no Teatro Módulo também em Salvador. Seus caminhos de violeiro o levaram a tocar em Barra do Jacuípe (BA), Barra de Pojuca (BA), Porto de Sauípe (BA), Euclides da Cunha (BA), Uauá (BA), Valente (BA) Sertânia (PE), São Domingos (BA), Capim Grosso (BA), Luziânia (GO), Porto Alegre (RS), Bendegó (BA), na Universidade Católica de Salvador, na UNEB de Conceição do Coité, entre outros locais mágicos do nordeste brasileiro. Hoje desenvolve uma mistura do regional com o digital jamaicano, junto com o Coletivo RaggaMuffin e Dance Hall de Salvador, bem representados pelo letrista e cantor Russo PassaPusso e o Dj Raíz Seletor.

Luar foi o Idealizador e Coordenador do Projeto Boca do Rio Cultural, Casa da Memória da Boca do Rio, Projeto de resgate, preservação e difusão da história, cultura e meio ambiente da Comunidade da Boca do Rio em Salvador, Bahia. função que ele desempenha até os dias atuais; Um projeto que serve de exemplo para outras localidades.

Nenhum comentário: